quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Os jovens perguntam- Como manter a calma?




Oi gente, quanto tempo...
Quem nunca perdeu a calma com coisas tão simples? Tentou se controlar, mas não conseguiu? Definitivamente todos! Pois bem, abaixo você encontrará dicas de como se controlar para não falar besteiras e conseguir manter a calma!


Como manter a calma?
Com que frequência você perde a calma?(  )Nunca (  )Toda semana (  )Todo mês      (  )Todo dia
Quem consegue tirar você do sério? (  )Ninguém (  )Pais (  )Colegas de escola ( )Irmãos (  )Outros
Que situação geralmente deixa você irritado?___________
Se você ticou as opções “Nunca” e “Ninguém” e deixou a ultima pergunta em branco, parabéns! Você é alguém que consegue manter a calma.
Mas cada pessoa reage de modo diferente diante de situações estressantes e quase sempre acaba cometendo algum tipo de erro. O escritor bíblico Tiago disse “Todos nós tropeçamos muitas vezes.” (Tiago3. 2) Na verdade, quando o assunto é manter a calma, você talvez se sinta como Celina, de 17 anos: “Eu tenho o pavio curto e desconto minha raiva no primeiro que me irrita. Pode ser meu pai,minha mãe,minha irmã ou até meu cachorro!”
Mitos e fatos
Você acha difícil manter a cabeça fria? Se achar, existe ajuda para isso. Mas antes vamos desfazer alguns mitos.
*Mito: “Não consigo me controlar— na minha família todos têm sangue quente.”
Fato: Você talvez tenha a tendência de ficar ‘furioso’—por causa da influência da família, do ambiente ou de outros fatores. (Provérbios 29:22) Mas o que faz com essa fúria depende de você. O que você prefere: controlar suas emoções ou permitir que elas o controlem? Outras pessoas também aprenderam a controlar a raiva; então você também pode. —Colossences 3:8-10
Principio bíblico: “ Sejam tirados dentre vós toda a amargura maldosa, e ira e furor, e brado, e linguagem ultrajante, junto com toda a maldade.”—Efésios 4:31.
*Mito: “Quando estou irritado, é melhor pôr a raiva para fora do que reprimi-la”
Fato: Nenhuma das duas reações faz bem à saúde. É verdade que há momentos para “externar” sua preocupação. (Jó 10:1) Mas isso não é desculpa para perder a cabeça por qualquer motivo. Você pode aprender a expressar seus sentimentos sem explodir.
Principio bíblico: “O escravo do Senhor não precisa lutar, porém, precisa ser meigo para com todos,...restringindo-se sob o mal.”- 2 Timóteo 2:24.
*Mito: “Se eu for ‘meigo para com todos’, os outros vão abusar da minha bondade.”.
Fato: As pessoas sabem como é difícil manter o autodomínio e o respeitarão mais se fizer isso.
Principio bíblico: “Se possível, no que depender de vós, sede pacíficos para com todos os homens.”-Romanos 12:18

Aprenda a se controlar
Se você perde a cabeça com facilidade, talvez tenha o costume de culpar os outros por seus ataques. Por exemplo, alguma vez já disse coisas como “Foi ela que começou” ou “Ele me tirou do sério”? Nesse caso, isso indica que o controle de suas emoções está na mão dos outros. Coo você pode retomá-lo? Tente o seguinte.

Assuma a responsabilidade. O primeiro passo é admitir que manter a calma depende só de você e mais ninguém. Então, não culpe os outros. Em vez de dizer “Foi ela que começou”, admita para si mesmo ‘Eu permiti que ela me irritasse’. E em vez de dizer “Ele me tirou do sério” reconheça ‘Eu deixei que ele me tirasse do sério’. Depois de assumir a responsabilidade por suas ações, você estará em melhores condições de controlá-las. –Gálatas 6:5.

Descubra o que o leva a ficar irritado. A Bíblia diz: “O prudente percebe o perigo e busca refúgio; o inexperiente segue adiante e sofre as consequências.” (Provérbios 22:3, NVI) Assim, o segredo é prever coisas que podem tirar você do sério. Pergunte-se: ‘Em, que situações perco a calma?’ ‘Por exemplo, uma moça chamada Melissa diz: “Eu trabalho à noite e quando termina meu turno estou exausta. é aí que qualquer coisa me deixa irritada.” Pergunta: Em que situações você costuma perder a calma?.......................
Pense em coo reagir melhor. Quando for provocado, respire fundo, baixe o tom de voz e fale devagar. Em vez de fazer acusações (“Seu ladrão! Você pegou minha jaqueta sem pedir!” ), tente explicar como isso o afeta (“Eu fico muito chateado quando quero usar minha jaqueta e descubro que você a pegou ‘emprestada’ sem pedir.”).
Exercício: Pense na ultima vez que perdeu a calma.
1. Qual foi o motivo?........................
2. Como reagiu? (O que você disse e/ou fez?).............................
3. Qual teria sido a melhor reação?.......................  

Pense nas consequências. Muitos princípios bíblicos podem ajudá-lo. Por exemplo:
*Provérbios 12:18: “Existe aquele que fala irrefletidamente como que com as estocadas duma espada.” As palavras podem ferir e, ao perder a calma é quase certo que você dirá algo do qual vai se arrepender depois.
*Provérbios 29:11 NVI: “O tolo mostra toda a sua raiva, mas quem é sensato se cala e a domina.” De fato, perder a calma só vai fazer você parecer um tolo.
*Provérbios 14:30: “O coração calmo é a vida do organismo carnal.”A raiva faz mal à saúde. Uma jovem chamada Anita diz: “Minha família tem tendência à pressão alta, e como eu me estresso facilmente, penso duas vezes antes de perder a calma.”
Que lição você pode tira? Pense nas consequências de suas palavras e ações. Helen, de 18 anos, comenta: “Eu me pergunto: ‘E se eu me irritar com essa pessoa? O que ela vai pensar de mim? Como isso vai afetar nosso relacionamento? Como eu me sentiria se alguém agisse dessa maneira comigo? ’”. Você pode fazer esse tipo de pergunta antes de conversar com a pessoa ou enviar para ela uma carta, uma mensagem instantânea, um email ou uma mensagem de texto pelo celular.
Pergunta: O que poderia acontecer se alguém o irritasse e você retrucasse enviando uma mensagem mal educada?.............................................
Peça ajuda. “O ferro se aguça com o próprio ferro.Assim uma homem aguça a face de outro”, diz Provérbios 27:17. Por que não pergunta a seus pais ou a um amigo maduro como eles conseguem manter a calma?
Acompanhe o progresso. Anote seu progresso num diário. Cada vez que você perder a calma, escreva (1) o que aconteceu, (2) qual foi sua reação e (3) qual teria sido o melhor modo de agir. Com o tempo, você verá que aquele melhor modo de agir se tornará sua primeira reação.
Fonte: Revista Despertai coluna Os jovens perguntam (edição setembro de 2009).

0 comentários:

Postar um comentário

 
;