quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Giro: Bahia


Oi galera! Hoje o 'quadro' Giro vai falar sobre o estado da Bahia, um lugar incrível com uma cultura riquíssima, belas paisagens e muita diversão. No inicio desse ano tive a oportunidade incrível de ver de perto a beleza que hospeda esse lugar, apesar de apenas ter conhecido a capital (Salvador) e  Guarajuba eu simplesmente amei, encantei-me pelo estado. 



 A Bahia é uma das 27 unidades federativas do Brasil. É o estado com o sexto maior PIB do país. Está situada ao sul da Região Nordeste do Brasil e é o maior estado da região, sua capital é Salvador é  conhecida como Terra da Felicidade por causa de sua população alegre e festiva. Possui um alto potencial turístico, que vem sendo muito explorado através de seu litoral, por sinal o maior do Brasil, suas praias do vasto litoral, os sítios históricos coloniais, as belezas naturais e a rica cultura constituem atrativos para os visitantes de todas as partes do mundo.
 A capital do estado, Salvador, destaca-se pelo carnaval local, que atrai cerca de 2,7 milhões foliões em seis dias de festa. Dentre os pontos turísticos, é destacam-se a Baía de Todos os Santos, o Farol da Barra, o Elevador Lacerda e o Pelourinho. Além desses, há ainda muitos outros locais litorâneos procurados pelos turistas: Praia do ForteGuarajubaItacimirimPradoItacaréSanta Cruz CabráliaCamamuItuberáAlcobaçaMorro de São Pauloilha de Itaparica, entre outros.
Veja abaixo fotos dos principais locais de visitação turística na Bahia.

Pelourinho, situado na capital do estado, Salvador.

Vista do Pelourinho durante a noite. Foto: Portuguese Page 

No Pelourinho, um dos locais mais visitados pelos turistas em Salvador, os velhos casarões coloniais foram restaurados e pintados de cores diferentes, como se usava na época em que foram construídos. Nesse local, pouco a pouco, surgiram galerias de arte, que exibem pinturas, esculturas, fotografias, postais antigos e diversos objetos de artesanato popular. Algumas entidades carnavalescas de raízes negras instalaram-se ali e exibem dança, música e instrumentos afros. No Pelourinho encontram-se, ainda, restaurantes que servem a culinária típica da Bahia, apresentações de capoeirasamba de roda e outras danças.  


 Elevador Lacerda. Foto: Portuguese Page

Vista do Elevador Lacerda no final da tarde.

Elevador Lacerda foi inaugurado em 1873 e hoje é um dos principais pontos turísticos de Salvador. Após a sua inauguração, passou a ser o principal meio de transporte entre as duas partes da cidade. Inicialmente operando com duas cabines, atualmente funciona com quatro modernas cabines eletrificadas que comportavam vinte passageiros cada. De cima é possível ver o Mercado Modelo e a Baía de Todos-os-Santos, também pontos turisticos.


Praia de Guarajuba- Camaçari

 Guarajuba se localizada a 42km de Salvador pela Linha Verde .A praia (mostrada na foto) hoje é uma das mais frequentadas do litoral norte da Bahia, possuindo barracas e restaurantes.  

Chapada Diamantina  Foto: Flickr 

Na Chapada Diamantina, os turistas procuram as cidades de LençóisRio de Contas e Morro do Chapéu. Essa região possui grande potencial turístico pelas belezas naturais que possui: cachoeiras, grutas, piscinas naturais, enfim, recantos ainda preservados.  


Por do sol em Ilhéus, Bahia. Foto:  Flickr

Em Ilhéus o turismo ocorre por nessa cidade encontrar-se belezas naturais e antrópicas. Ilhéus é também famosa mundialmente por ser palco de inspiração para livros de Jorge Amado  

Praia da Barra na véspera do carnaval 2008, Salvador. Foto:  Agência Brasil 
Farol da Barra, localizado na praia da Barra. Inaugurado em 1698, época em que o porto de Salvador era o mais movimentado do Brasil e um dos mais importantes do continente, hoje é um dos principais pontos turísticos da cidade. O farol possui uma localização geográfica única no planeta, onde é possível ver tanto o nascer quanto o pôr-do-sol no mar, pois ocupa o vértice da península em que está a cidade. 

 Jubartes em Abrolhos, Porto Seguro, Bahia. Foto:  Flickr 
 O Arquipélago dos Abrolhos se destaca por possuir uma excelente área para mergulho autônomo e livre além de atrações como a temporada das baleias jubarte, que se inicia no mês de julho. 

Conheça mais sobre a capital baiana assistindo o vídeo abaixo. 



Que lugar mais lindo é a Bahia né não gente?hahaha Bahia <3 

Fonte: Wikipédia


0 comentários:

Postar um comentário

 
;